Atenção, fique atento aos alimentos que fazem bem para o ombro, cotovelo e articulações no geral

Posted by: Dr. Nivaldo Cardozo Comments: 0

As articulações são estruturas encontradas no corpo humano que fazem a ligação entra as chamadas peças esqueléticas, ou seja, os ossos e as cartilagens. Também conhecidas pelo nome de junturas, elas ligam duas ou mais dessas peças esqueléticas localizadas em várias partes do corpo como, ombros, cotovelos, joelhos, punhos, tornozelos, dentre outros.

As articulações exercem um trabalho fundamental em diversos movimentos que realizamos no dia a dia, já que permitem que os ossos e cartilagens se movimentem em resposta a contrações musculares.

Além disso, a alimentação também exerce um papel relevante e pode contribuir com a saúde das junturas. Por isso, vamos conferir uma lista que apresenta alguns alimentos bons para as articulações abaixo:

Peixe

Peixes de águas frias como salmão e cavala são alimentos bons para as articulações porque fornecem os ácidos graxos ômega-3, que ajudam a manter a saúde das articulações e contribuem com a diminuição da inflamação, algo que causa dores nas articulações e sensibilidade em pessoas que possuem artrite reumatoide.

Em tempo: a artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que costuma atingir as articulações das mãos e dos pés, vindo acompanhada de um inchaço doloroso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não gosta de peixes, a solução pode ser ingerir suplementos de ômega-3, entretanto, é importante consultar o médico para saber qual tipo de produto é mais apropriado para o seu caso.

Iogurte

Outro alimento bom para as articulações é o iogurte, que é composto por bactérias do bem que podem beneficiar as juntas, ajudando a amenizar o inchaço e a sensibilidade das articulações.

 Sementes de chia

Assim como os peixes, as sementes de chia são alimentos bons para as articulações pois servem como fonte de ômega-3. Elas são as sementes que apresentam o maior teor do componente.

Chá verde

 

Acredita-se que a bebida pode colaborar com o alívio de dores nas articulações, especialmente em pessoas diagnosticadas com artrite reumatoide.

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriram que um composto encontrado no chá verde inibe a produção de moléculas que contribuem com a inflamação e a danificação das articulações de pessoas com artrite reumatoide.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tal substância é conhecida pelo nome de epigalocatequina-3-galata ou EGCF. A bebida ainda possui catequinas que previnem a quebra da cartilagem e do colágeno, cuja diminuição está associada ao enfraquecimento das articulações.

Sementes de romã

Sua ingestão é recomendada para a saúde das articulações graças ao fato do alimento conter substâncias chamadas de flavonóis, que são dotadas de efeito anti-inflamatório.

Cerejas e damascos

As frutas possuem em sua composição as chamadas antocianidinas que auxiliam o controle da inflamação. Além disso, as duas são fonte de magnésio que, como já vimos, é um mineral associado ao alívio de dores.

Gengibre

O gengibre possui compostos que aliviam o inchaço e a dor. Isso pode ser benéfico para quem sofre com esse tipo de problema nas articulações em decorrência da artrite reumatoide.

Entretanto, é importante saber que esses compostos se encontram perto da casca do alimento. Portanto, recomenda-se apenas raspar em vez de descascar completamente o gengibre.

Amaranto

Trata-se de uma semente isenta de glúten que é composta por um peptídeo (cadeia de aminoácidos) chamado lunasina (lunasin), que é dotado de ação anti-inflamatória.

Maçã

Outra fruta que marca presença na nossa lista de alimentos bons para as articulações é a maçã, fonte de antioxidantes que também atuam no combate a inflamações. A fruta também é fonte de quercetina, que é um composto anti-histamínico (antialérgico) natural e ajuda a melhorar a saúde dos vasos sanguíneos que carregam nutrientes e oxigênio até o tecido das articulações.

Cúrcuma

Assim como acontece com o gengibre, trata-se de um ingrediente picante que é composto de propriedades que contribuem com o combate da inflamação.

Couve e brócolis 

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Ânglia Oriental, no Reino Unido, descobriu que por conta da presença de uma substância chamada sulforafano, a couve e o brócolis podem contribuir com a proteção contra danos nas articulações.

Proteínas magras

As proteínas são importantes para a construção de um tecido conjuntivo saudável e uma ingestão inapropriada do nutriente pode causar uma diminuição na força e perda de massa muscular. Como vimos acima, o fortalecimento é um dos cuidados indicados para manter a saúde das articulações.

Além disso, é importante cuidar dos músculos porque ele oferecem suporte às articulações. Músculos fracos não conseguem exercer essa função de maneira apropriada, tiram as junturas de seu alinhamento correto e aumentam a pressão à qual elas são submetidas.

A lista de fontes de proteínas magras que são alimentos bons para as articulações inclui feijão, ovo, aves, peixe, frango, queijo cottage, carne vermelha magra, iogurtes magros e tofu.

Fontes de vitaminas do complexo B

Níveis baixos de vitaminas do complexo B podem aumentar os ricos de degeneração das articulações. Por isso, é importante incluir alimentos como peixes, fígados, castanhas, abacate, couve, espinafre, sementes de girassol, farelo de aveia, amêndoas queijo cottage, amendoim, cogumelos, banana, ameixa, avelã, ovos, leite e frutos do mar na dieta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *