O que é bursite no ombro?

Bursite no ombro
Posted by: Dr. Nivaldo Cardozo Comments: 0

‘O que é bursite no ombro’ é uma pergunta comum, e a bursite no ombro é uma causa muito comum de dor no ombro. Aprenda sobre a anatomia básica do ombro abaixo para entender mais esta condição:

Anatomia do Ombro

O ombro é uma articulação esférica e intrinsecamente instável. Existem músculos muito pequenos – músculos do manguito rotador – que se prendem à bola, além dos tecidos ligamentares circundantes que circundam a articulação. Esses músculos e tecidos ajudam a centralizar e estabilizar a bola – a cabeça do úmero – dentro da cavidade, ou glenóide .

Acima desses músculos está uma bursa (da palavra latina “bolsa”), que é uma bolsa cheia de líquido que serve para lubrificar e nutrir os músculos subjacentes a fim de ajudar a minimizar o atrito entre os tecidos. Às vezes, o espaço em que a bursa reside pode diminuir com certas posições do ombro, causando compressão desta estrutura. Quando isso ocorre, a bursa pode ficar irritada e inchada, causando inflamação e dor.

Dor no ombro

Os pacientes geralmente apresentam dor no ombro em posição superior, dor ao estender a mão e, muitas vezes, queixam-se de dor noturna ao deitar sobre o lado afetado. A dor geralmente se localiza ao longo da lateral do braço, ao contrário da parte superior do ombro, devido à dor referida que irradia para baixo de onde a bursa está localizada.

Na apresentação e no exame físico, a dor geralmente é induzida ao posicionar o membro superior acima da cabeça. A dor é muito raramente provocada pela palpação direta ao longo do ombro. As imagens radiográficas costumam ser obtidas no consultório e podem revelar pequenos depósitos de cálcio dentro da bursa e dos tendões.

Tratamento para dor no ombro

O tratamento geralmente consiste em gelo no ombro por 20 minutos todas as noites, medicamentos antiinflamatórios e um programa simples de exercícios em casa para reabilitação. Para pacientes que são resistentes a essa forma de tratamento, uma injeção de cortisona aplicada diretamente na bursa geralmente ajuda a aliviar a inflamação e a dor. Além disso, a fisioterapia formal também pode ajudar pacientes sintomáticos.

Cirurgia de Ombro

Se o manejo conservador na forma de medicamentos antiinflamatórios, fisioterapia e injeções falhar por mais de 6 meses, pode haver um papel para um procedimento artroscópico minimamente invasivo em que o saco da bursa é removido e o espaço em que ele reside é alargado . A maioria dos pacientes não requer esse procedimento e costuma responder favoravelmente ao tratamento conservador.

Bursite do ombro vs. artrite e lacerações do manguito rotador

Pacientes com bursite no ombro e aqueles que sofreram ruptura do tendão do manguito rotador costumam apresentar sintomas semelhantes. A diferença está no exame físico feito por um ortopedista experiente. Freqüentemente, os pacientes que sofreram rupturas no tendão do manguito rotador apresentam fraqueza com resistência à rotação externa e resistência à flexão para frente, um achado ausente em pacientes com bursite do ombro.

Da mesma forma, os pacientes com artrite do ombro geralmente apresentam sintomas sugestivos de bursite do ombro, mas geralmente têm amplitude de movimento limitada e ranger no exame com boa força. A dor também está localizada mais ao longo da parte frontal do ombro, no fundo da articulação, em oposição à lateral do braço, que normalmente é observada na bursite do ombro.

É importante para o clínico delimitar entre a bursite do ombro e a ruptura do tendão do manguito rotador, pois esta última pode exigir intervenção cirúrgica. Por outro lado, a artrite do ombro muitas vezes pode ser tratada de forma conservadora. Naqueles pacientes que falharam com o tratamento conservador por um período prolongado de tempo, a cirurgia de substituição do ombro geralmente fornece alívio significativo da dor, bem como melhora na amplitude de movimento.

Se você está lidando com dor no ombro, tenha em mente a seguinte visão geral:

  • A bursite do ombro é uma causa comum de dor no ombro.
  • Os pacientes apresentam dor ao longo da lateral do braço, dificuldade com atividades aéreas, dor ao estender a mão e dor noturna ao deitar sobre o ombro afetado.
  • A bursite do ombro geralmente pode ser tratada de forma conservadora com medicamentos antiinflamatórios, um programa de exercícios / fisioterapia em casa e gelo. Casos teimosos podem ser tratados com uma injeção de esteróide colocada diretamente no saco da bursa.
  • Um procedimento artroscópico minimamente invasivo pode ser realizado em pacientes que falharam no tratamento conservador por mais de 6 meses.
  • É importante para o médico delimitar entre a bursite do ombro e as rupturas do tendão do manguito rotador, pois o último pode exigir intervenção cirúrgica
  • Os pacientes que apresentam artrite no ombro geralmente têm dor localizada mais ao longo da parte frontal do ombro e, muitas vezes, têm amplitude de movimento limitada. Além disso, eles costumam ter uma sensação de “trituração” com o movimento do ombro, que é evidente no exame físico.
  • A cirurgia de substituição do ombro fornece alívio significativo da dor, bem como melhora na amplitude de movimento em pacientes que falharam em um curso prolongado de tratamento conservador.

Fonte: rothmanortho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *